domingo, 15 de maio de 2011

A MORTE DO TANGO

  Entre  1821 e 1914, a Argentina foi um dos maiores destinos para imigração mundial. Desembarcavam no porto de Buenos Aires, espanhóis, poloneses, muitos judeus, franceses e principalmente italianos. Traziam consigo seus pertences e sua cultura, mas deixavam suas mulheres.
  Em 1887 havia cerca de 78 mulheres para cada 100 homens. Esta discrepância entre o número de pessoas do sexo masculino e do feminino motivou o tráfico de mulheres para prostituição.
  Foi das entranhas dos meretrícios argentinos, frequentados por estes homens melancólicos envolvidos em um contexto de sofrimento eternizado, que nasceu o tango.
  Não se escreve mais letras de tango há pelo menos 30 ou 40 anos. O tango não representa mais os portenhos? Não lhes conta mais nenhuma história? É o que sugere o crítico literário argentino Damián Tabarovsky. Concordo. Mas vai além disto.
  Na nossa contemporaneidade não há mais espaço para sentir dor, sentir falta. O tango morre como morre toda a arte que nasce a partir de alguma falta. As maiores criações literárias, foram criadas com dor, com sofrimento.
  Está "démodé" se deprimir. Sofrer por amor nem pensar. Moderno hoje é fingir que nada está acontecendo. Mas é só experimentando a falta que entramos em contato com nossos mais obscuros sentimentos e assim podemos reconhecer nossa capacidade de amar. Bons e velhos tempos que se conquistava uma mulher com poesias e curava-se dor de corno com  cachaça e música.
  O sucesso está na mão de quem ganha dinheiro. E ninguém "produz" capital estando deprimido. Os "winners", são pessoas alegres, bem dispostas, cheias de energia, como vemos no filme "Sem Limite" (Limitless),2011, dirigido por Neil Burger. Se não conseguimos ser assim, a ciência se encarrega de inventar uma droga que nos deixe assim.
  Hoje em dia se busca felicidade em farmácia.
  Acredito que daqui uns anos, os bebês sairão da maternidade já tomando pequenas doses de ritalina, para aumentar suas capacidades de concentração nas escolinhas,  que  frequentarão naquele mesmo mês. Certamente, já precisarão de algum anti-depressivo, para suportar o desmaparo ali vivido e as futuras depressões provinientes de frustrações por não serem tão bem sucedidos como alguns coleguinhas.
  Qual o lugar que ocupará a arte e a criação em uma geração de seres anestesiados que não tem contato com sentimentos tão básicos?
  Não consigo imaginar Nietzsche tomando Prozac. E Van Gogh tomando lítio? Quais seriam os destinos de suas obras?
  Nada contra a ciência e os remédios. Apenas sobre o uso indiscriminados destes.
  Estamos nos encaminhando para uma era onde seremos como os andróides do filme "Blade Runner" (1982) que nascem adultos tendo que aprender a sentir, sem nenhuma subjetividade.
  Seres frutos do vazio.

9 comentários:

  1. Longe, muito longe do melancólico.
    Talvez, realmente, jamais se reinvente algo
    o mínimo próximo dessa tão sublime linguagem.

    E agora... hoje... por favor, me ensine a curtir 'uma deprê' ao som de: 'éguinha pocotó'???

    Pobre geração podre.

    ResponderExcluir
  2. Éguinha pocotó e cia não é música. É uma ofensa aos nossos sentidos.
    Nossas "deprês" tem que ser tratadas e curtidas como muito amor e carinho...
    Um bom tango, Roberto, Pink Floyd, Eddie Vedder, Miles Davis,são alguns exemplos de MÚSICA que transformam estes momentos em viagens para o fundo de nossas almas...

    ResponderExcluir
  3. A decepção nos ensina a ver a vida de uma outra maneira. Magoa e dói, mas faz muito bem para aprender! Parece coisa de gente louca, mas eu já aprendi assim!

    Bjs e ótim início de semana!

    ResponderExcluir
  4. Gente louca e sábia amiga!
    Os que se dizem normais- muito cuidado com estes!!
    Infelizmente só aprendemos assim. Mas não são todos que conseguem. Tem que ter profundidade para isto.
    bjaum e boa semana

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto do silêncio, ou do som da natureza. Muito as pedras da barrinha já curtiram o barulho das ondas comigo. Ah, como foram bons aqueles tristes momentos...
    BjBj

    ResponderExcluir
  6. Muito legal!
    Já fiz muitas reflexões, solo..., al mare...
    A música sempre me vem.

    Confesso adorar o silêncio da noite silente.

    Hahaha, louco isso, surgiu-me agora!
    Mas delicioso mesmo deitar-me ao som do céu estrelado à madrugada, na areia da praia.

    Acreditando de verdade poder um dia estar junto, coladinho na minha branca estrelinha...

    ResponderExcluir
  7. Não, eu não posso acreditar nestas coisas.
    Então há mesmo peças pregadas pelo destino(?)
    Fui pego por ele(?) Porque só agora(?)
    Lamentável...
    Atá, é uma pegadinha, cadê a câmera?
    Hahaha, tutto questo insano!!!
    ...
    "Eu tenho sorte no jogo
    E azar no amor
    Sou um cara bonito
    E mau perdedor

    Não há nada no mundo
    Que me bote no chão
    A minha vida era mansa
    E eu vivia num iate

    Mas o preço do ouro
    Eu tive que pagar
    Uma ousada menina me desafiou
    E me conquistou..."

    Beijo, boa noite!

    ResponderExcluir
  8. E é isso que nos basta?
    É isso que merecemos?
    Aprisionados entre bites and bytes...

    "Não poucas vezes esbarramos com o nosso destino pelos caminhos que escolhemos para fugir dele."
    (Jean de La Fontaine).


    Se presente mas distante, não posso
    aqui contigo alçar apenas o vôo solo,
    e na tua sorte, não posso dar-te a solidão.
    (Carlos Augusto)

    Então, qual seria o próximo ato desse
    fulgaz destino?

    ResponderExcluir
  9. Eu como fã da Fernanda começo, depois de um tempo fora, lendo o blog pela "Morte do Tango".
    Fico triste em saber de que há mais de 30 anos não se faz um novo tango. Fico triste em saber que realmente o Tango está morrendo. Sim ele está morrendo para nós que sabemos curtir coisas quem mexem com o nosso interior, porque para muitos e entre este muitos se encontram jovens argentinos que nunca ouviram, Por una Cabeza,de Carlos Gardel na voz de Fernando Soler, ou mesmo, Uno, El Dia que me quieras etc.
    Caso saimos do tango, nos deparamos com o esquecimento de Charles Aznavour cantando She.
    Muito bom teu post "A Morte do Tango

    ResponderExcluir