quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Black Swan- A arte trágica

        " A forma mais universal do destino trágico é a derrota vitoriosa ou a vitória alcançada na derrota". F. Nietzsche

       O filme apresenta magistralmente o duelo dos "dois instintos estéticos da natureza"- apolínio x dionisíaco, que são a base da arte trágica.

     O belo em Black Swan se encontra na força do lado mais obscuro, dionisíaco da personalidade da bailarina Nina Sayers que vai submergindo ao longo do filme, "possuindo" seu outro lado, controlado, racional e apolíneo.

       A atriz Natalie Portman mostrou uma grande capacidade de penetrar, de forma visceral, nas profundezas do lado mais sombrio da personagem, fazendo deste filme uma obra prima pela interpretação da atriz.

    É uma viagem dentro da metamorfose desta figura aparentemente perfeita, mas frígida, em outra essencialmente cruel, intensa, trágica, mas divina.

      "O que há de emocionante e de impressionante na tragédia em si é que vemos o instinto terrível tornar-se, diante de nós, instinto de arte e de jogo." F. Nietzsche

4 comentários:

  1. Maravilhoso o todo, provas em tua analise que realmente curtis a filosofia e para seguir na mesma linha de F.Nietzsche, gosto desta: "não se ama mais suficientemente o próprio conhecimento assim que ele é compartilhado"

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Dirceo. Percebo que também és simpatizante às idéias do filosofo alemão!

    grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Nietzsche que me perdoe, mas devo dizer que "assim falou Fernanda Bernd". Thanks for sharing your precious insights with us.

    ResponderExcluir